Avante São Paulo "A documentação Fotográfica da Secretaria da Agricultura. Comércio e Obras Públicas

04/09 - 27/11
Das 9h às 18h

A documentação fotográfica produzida pela Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo constitui um importante registro imagético das ações do governo paulista na Primeira República (1889-1930).

A coleção, transferida para o Centro de Memória-Unicamp (CMU) pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em 1994, é composta por vinte e quatro álbuns, perfazendo um total de 2.700 fotografias, entre 1896 e 1925 aproximadamente.

A sistematização na produção dos registros constituindo “séries fotográficas” originou um conjunto que ilustra o projeto que a administração pública paulista buscava implementar no período, o qual tinha nos negócios do café e na imigração estrangeira seus pilares de sustentação.

A fotografia exerceu um papel de destaque na consolidação desse projeto, e a Secretaria da Agricultura, por meio de seus homens de ciência e saber, utilizou a imagem fotográfica não somente para o registro dos seus atos e ações, mas também como instrumento ideológico e político.

Pelo fato de que parte das fotografias foi produzida em um contexto promocional para atrair a mão de obra estrangeira, figurando em guias de imigrantes, exposições nacionais e internacionais, estudos técnicos e obras especializadas, essa documentação ajudou a forjar uma nova imagem para o Estado de São Paulo mais condizente com o desenvolvimento socioeconômico proporcionado pela cultura do café em substituição à anterior – de uma província interiorana, modesta e isolada para um estado moderno, empreendedor e progressista.

Com esse mesmo propósito é possível apreender as fotografias produzidas e reunidas para o Recenseamento Federal de 1920, que integram a coleção. Além da capital, as cidades que figuram no Recenseamento referem-se às áreas centrais do Estado, mais urbanas e prósperas, representadas por meio de suas instituições, produção agrícola, industrial e pela ferrovia.

É esse uso original da imagem que a presente exposição visa abordar: a fotografia enquanto instrumento ideológico a serviço do poder, no caso em questão, a documentação fotográfica produzida pela Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, a qual ilustra as transformações econômicas, sociais e políticas que mudaram a face de São Paulo nas primeiras décadas da República, e que auxiliaram a cunhar sua imagem de estado-locomotiva da federação.

Galeria de Imagens